Ansiedade é uma condição emocional que a maioria das pessoas vai experimentar pelo menos uma vez durante a vida.
Esse sentimento surge quando identificamos que algo é desfavorável, perturbador, conflituoso ou contrário às nossas crenças e interesses em geral, e em quadros mais graves pode até mesmo prejudicar o desempenho das pessoas em diversos aspectos da sua vida, como seu humor ou sua habilidade de dormir bem.
Além disso, este quadro afeta cada vez mais pessoas e pode provocar um desequilíbrio enorme não só nas emoções, como também na saúde física.
Mas você sabia que a alimentação pode ajudar a controlar os sintomas da ansiedade? Isso porque ela faz parte de um conjunto de cuidados que podem evitar problemas mais graves como esse.
Desta forma, muitos dos alimentos citados acima contribuem para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e a sua ausência pode gerar irritabilidade e depressão.
Manter-se hidratado é um outro hábito indispensável. A maior parte do nosso cérebro é composta por água e uma desidratação, mesmo que pequena, pode comprometer áreas que regulam a nossa concentração, atenção e humor.
Não pular refeições e não ficar sem comer por longos períodos também pode ajudar no controle da ansiedade, uma vez que o jejum prolongado pode esgotar a adrenalina do corpo, desencadeando este sentimento.
Assim como bebidas industrializadas açucaradas, tanto a zero quanto a comum, combinadas com cafeína, produzem efeitos negativos na produção hormonal e no bom funcionamento do cérebro.
Evitar o café também é outra grande medida, já que ele é um estimulante que pode aumentar a frequência respiratória e desencadear taquicardia (sintoma já presente em algumas pessoas ansiosas).
O álcool, em um primeiro momento, reduz a ansiedade, entretanto, no dia seguinte, o efeito rebote surge em uma escala muito maior, podendo gerar uma crise de ansiedade.
Ou seja, reduzir o consumo de bebidas estimulantes é de fato importante para o melhor controle da sua ansiedade.
Apesar de ser comum atualmente, possuir o sentimento de ansiedade em vários momentos da vida não é nada saudável.
Não deixe com que o excesso desse sentimento prejudique a sua saúde. Comece agora mesmo, com pequenas mudanças que podem trazer grandes resultados.