fbpx

Os melhores alimentos para combater a ansiedade

Confira os melhores alimentos para combater a ansiedade:

Explicando a ansiedade

Ansiedade é uma condição emocional que a maioria das pessoas vai experimentar pelo menos uma vez durante a vida. 

Esse sentimento surge quando identificamos que algo é desfavorável, perturbador, conflituoso ou contrário às nossas crenças e interesses em geral, e em quadros mais graves pode até mesmo prejudicar o desempenho das pessoas em diversos aspectos da sua vida, como seu humor ou sua habilidade de dormir bem. 

Além disso, este quadro afeta cada vez mais pessoas e pode provocar um desequilíbrio enorme não só nas emoções, como também na saúde física.  

Mas você sabia que a alimentação pode ajudar a controlar os sintomas da ansiedade? Isso porque ela faz parte de um conjunto de cuidados que podem evitar problemas mais graves como esse.   

Mãe dando salada para a filha

Alimentos que ajudam a combater a ansiedade

De fato, uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, probióticos e muita água, aliada a uma redução do consumo de alguns alimentos específicos podem ajudar a controlar a ansiedade de forma natural.  

Além disso, o consumo adequado de minerais pode ajudar a reduzir a ansiedade, portanto alimentos como espinafre, legumes, nozes, castanhas de caju, amêndoas, ostras e gema de ovo podem ser naturalmente eficazes!  

Em relação aos probióticos temos iogurte, kombucha, kefir e picles, e em relação às vitaminas do complexo B temos cereais integrais.   

Quer aprender receitas saudáveis? Acesse nosso guia para aprenda a preparar marmitas fitness para o seu dia a dia.

Homem negro bebendo água

Impacto da alimentação e hidratação em nosso cérebro

Desta forma, muitos dos alimentos citados acima contribuem para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e a sua ausência pode gerar irritabilidade e depressão.  

Manter-se hidratado é um outro hábito indispensável. A maior parte do nosso cérebro é composta por água e uma desidratação, mesmo que pequena, pode comprometer áreas que regulam a nossa concentração, atenção e humor.

Pessoas almoçando alimentos saudáveis

Outros hábitos saudáveis

Não pular refeições e não ficar sem comer por longos períodos também pode ajudar no controle da ansiedade, uma vez que o jejum prolongado pode esgotar a adrenalina do corpo, desencadeando este sentimento.   

Assim como bebidas industrializadas açucaradas, tanto a zero quanto a comum, combinadas com cafeína, produzem efeitos negativos na produção hormonal e no bom funcionamento do cérebro. 

Evitar o café também é outra grande medida, já que ele é um estimulante que pode aumentar a frequência respiratória e desencadear taquicardia (sintoma já presente em algumas pessoas ansiosas).     

O álcool, em um primeiro momento, reduz a ansiedade, entretanto, no dia seguinte, o efeito rebote surge em uma escala muito maior, podendo gerar uma crise de ansiedade.

 Ou seja, reduzir o consumo de bebidas estimulantes é de fato importante para o melhor controle da sua ansiedade.

Homem olhando mulher com a mão na cabeça preocupada

Ansiedade em excesso

Apesar de ser comum atualmente, possuir o sentimento de ansiedade em vários momentos da vida não é nada saudável.  

Não deixe com que o excesso desse sentimento prejudique a sua saúde. Comece agora mesmo, com pequenas mudanças que podem trazer grandes resultados.

Se você quer diminuir a ansiedade e manter hábitos mais saudáveis baixe o aplicativo da RadarFit gratuitamente.  Lá você realizará missões saudáveis relacionadas a alimentação, hidratação, exercício físico e mindfulness, receberá moedas e poderá trocar por prêmios reais. 

Quero baixar!

WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Facebook
Telegram
Email
Anúncio de caga de analista de atendimento

Últimas públicações

Deixe uma resposta

Política de Privacidade

Termos de Uso