Além da proporção, é importante escolher bem os alimentos que vão compor a marmita, especialmente no caso do carboidrato. O ideal é priorizar os carboidratos integrais.
Arroz integral, arroz sete grãos, quinoa, mandioca, cará, inhame, são boas opções e ainda para quem deseja uma marmita low carb a dica é substituir a massa por macarrão feito de abobrinha, cenoura e pupunha, o arroz pela quinoa ou por arroz de brócolis e couve-flor.
Para as proteínas, priorize o consumo de carnes magras ou peixes, ovos e frango sem pele.
Desta forma, os melhores cortes são cortes magros de carne bovina: Patinho, coxão mole, coxão duro, filé mignon, lagarto, músculo.
Para quem é vegetariano ou vegano, por exemplo, a dica é de inserir proteínas de soja que pode ser preparada de várias formas para substituir a carne.
Algumas opções são feijão, grão de bico, lentilha e ervilha.
Fontes de carboidrato, fibra e proteína vegetal. Promovem muita saciedade e podem incrementar ainda mais a sua marmita fit.
Por fim, selecione os vegetais crus e/ou cozidos. Se optar pela preparação cozido, priorize o preparo dos vegetais no vapor para maior preservação dos nutrientes.
Outra dica é preparar os vegetais com casca, talos e folhas sempre que possível, exemplo, batata, abóbora, cenoura, brócolis, couve-flor, beterraba.
Separe um momento da semana para dedicar ao preparo das suas refeições marmitas saudáveis.
Depois de preparar todos os alimentos e montar as marmitas em potes herméticos e fechar, leve ao congelador para ter comida durante toda a semana.
Os vegetais e hortaliças devem compor 50% do volume da sua marmita.
Já as proteínas devem ocupar até 25%.
E o restante dos 25% será composto pelos carboidratos e leguminosas.