fbpx

A síndrome de burnout é uma realidade

A síndrome de burnout é uma realidade

A Síndrome de Burnout ou Síndrome de Esgotamento Profissional é um distúrbio que está relacionado com a exaustão física, mental e emocional, e apesar do nome pode ocorrer em qualquer situação onde a pessoa é constantemente levada ao seu limite. 
 
Ambientes e situações muito desgastantes, como alguns ambientes de trabalho ou até mesmo faculdades, pressão exagerada, responsabilidades constantes e competitividade são exemplos de situações que podem ser gatilhos. 
 
Também podem agravar esse quadro, situações de cobrança extrema, tanto interna quanto externa, problemas de relacionamento, falta de mecanismos para escapar da rotina e falta de repouso adequado.  
 
Por isso, vale a pena ressaltar que alguns perfis psicológicos também podem sofrer mais com esse distúrbio, por exemplo pessoas que são muito rígidas e que não lidam bem com frustrações. 
 
Basicamente tudo que esgota a energia das pessoas pode levar até o burnout.  

Sintomas

Os sintomas são muitos e podem variar, mas os principais são exaustão, menor identificação com o trabalho e sensação de insuficiência profissional e pessoal, além disso, outros sintomas que também são frequentes incluem: 

– Quadro de negatividade constante; 
– Dores musculares e de cabeça; 
– Falhas na memória;  
– Falta de apetite;
– Variações bruscas de humor;
– Isolamento social; 
– Problemas de saúde como pressão alta; 
– Dores musculares; 
– Problemas gastrointestinais. 

Mulher com síndrome de burnout

Números e dados

O burnout é uma síndrome que começou a ser estudada relativamente há pouco tempo, tendo sido mencionada pela primeira vez em 1974. 

Apesar de nem todo mundo conhecer os sintomas e consequências dessa síndrome, nós temos no Brasil um quadro extremamente grave. De acordo com dados do ISMA-Brasil (International Stress Management Association), cerca de 70% dos brasileiros acabam enfrentando problemas com estresse, sendo que 30% chegam em uma situação mais grave de Burnout, o que equivale a 33 milhões de brasileiros. 

Ainda de acordo com a ISMA, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking do nível de estresse, perdendo apenas para o Japão.  

Tratamento e prevenção

Apesar de muito grave, a Síndrome de Burnout é um quadro que pode ser revertido. 
 
O primeiro passo é buscar ajuda profissional com um psicólogo ou psiquiatra que vai então receitar um tratamento de psicoterapia e medicamentos. 
 
Contudo, também é necessário que a pessoa busque mudanças em sua vida, de forma que a situação que causou o quadro de estresse não volte a se repetir. 
 
Portanto, adotar hábitos mais saudáveis em sua rotina, negociar melhores condições de trabalho ou transformar qualquer outro aspecto da vida que esteja gerando esgotamento é fundamental. 

Outro ponto que merece destaque são as formas que existem para prevenção desse quadro. Adotar hábitos saudáveis básicos, por exemplo, já pode gerar um retorno surpreendente em termos de benefícios.  

Atitudes simples que qualquer pessoa pode repetir, como se alimentar de maneira mais saudável, realizar atividades físicas regularmente e cuidar da saúde mental com práticas de meditação e respiração consciente podem gerar ótimos resultados, e significar a diferença entre uma vida saudável e um quadro de esgotamento e burnout. 

Autocuidado e rotina saudável

Por isso é muito importante valorizar os momentos de autocuidado. Procure adotar hábitos de vida mais saudáveis na sua rotina. 

Tente estar mais tranquilo com si mesmo e com as pessoas ao seu entorno, ninguém é perfeito. Perdoe-se mais e perdoe os outros também. 

Sabemos que em uma rotina normal de trabalho a situação às vezes fica muito distante do ideal, com frequência nos sentimos sem tempo e energia. 

Contudo, com pequenas atitudes já podemos ter resultados surpreendentes, esse é o nosso lema aqui na RadarFit. 

Nós acreditamos que buscar uma vida saudável tem que ser algo prazeroso!

Por fim, é por esse motivo que desenvolvemos nosso app, para ajudar pessoas que querem levar uma vida mais saudável, mas se sentem desmotivadas ou que estejam sobrecarregadas com tarefas de trabalho e tarefas pessoais.

Nós também realizamos um atendimento especializado para empresas que desejam evitar que seus colaboradores passem por episódios de burnout. 

Caso você identifique esse quadro em sua empresa ou em sua vida, sinta-se à vontade para nos procurar. Estamos aqui para apoiar sua caminhada e de seus colaboradores em direção a uma vida mais saudável!   

Você também pode baixar nosso aplicativo gratuitamente em sua app store favorita e começar a sua jornada por conta própria hoje mesmo!  

Quero melhorar a qualidade de vida dos meus colaboradores!

WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Facebook
Telegram
Email
Anúncio de caga de analista de atendimento

Últimas públicações

Deixe uma resposta