No atual mercado de inovações rápidas e mudanças constantes é muito difícil acompanhar todas as novidades.

Isso acontece não apenas pela velocidade das mudanças. De fato, todos os setores da economia e do mercado passam por seus próprios processos de inovações e mudanças simultaneamente.

Contudo algumas dessas inovações acabam por afetar todas as esferas do mercado. Por exemplo o conceito de empresas people centric e empresas customer centric.

Mas o que significam esses conceitos, no que eles diferem um do outro e principalmente; como eles podem beneficiar o seu negócio?

Esse é o tema da vez, e até o final desse texto, nós iremos te explicar tudinho!

People Centric

O conceito de people centric vem da necessidade de criar estratégias e ações que permitam às empresas oferecer a melhor experiência possível para seus colaboradores.

Empresas comprometidas com uma cultura people centric são focadas em cuidar de seu capital humano e possuem uma cultura organizacional inclusiva.

Essas organizações normalmente oferecem flexibilidade de horários e de ambiente de trabalho para suas equipes e são focadas em inovações. Esse formato de trabalho também costuma ser mais colaborativo, priorizando a participação e a interação da equipe.

Tudo isso aumenta o engajamento do colaborador com o seu trabalho e com a organização. E isso por sua vez, leva ao aumento da produtividade e da rentabilidade do negócio.

É muito importante destacar, que da mesma forma que um colaborador engajado pode produzir mais pela sua corporação, um colaborador exausto, com uma série de problemas pessoais não resolvidos pode ter a sua produtividade afetada.

Sendo assim, ambientes de trabalho tóxicos e jornadas exaustivas são os maiores inimigos de uma cultura centrada em pessoas, e devem ser substituídos por metodologias mais eficientes de gestão, que elevam a qualidade de vida do colaborador e o incentivam a dar o seu melhor para a empresa, por mais tempo.

As ações com foco na cultura people centric exigem a criação de políticas que promovam o bem-estar e a autonomia dos funcionários.

Isso não significa que não devam existir regras. Para que esse modelo alcance o sucesso, é necessário conciliar essa flexibilidade com muita organização e a presença de lideranças fortes, que sirvam como suporte e guia para o restante da equipe.

A promoção de uma cultura inclusiva, focada em pessoas passa por todas as etapas da jornada de um trabalhador na corporação, desde o seu recrutamento, passando pelo treinamento, rotina de trabalho e também em casos de desligamentos.

Customer Centric

O customer centric é uma estratégia que tem como proposta central colocar o consumidor no centro das decisões e do planejamento estratégico da corporação.

A transformação digital alterou as relações entre empresas e consumidores e o mercado nunca esteve tão concorrido e disputado.

Dentro dessa perspectiva, o cliente no centro, ou organização centrada no cliente, vem ganhando cada vez mais espaço dentro de diferentes organizações.

Mais do que nunca, é preciso que se invista em tecnologias e experiência do usuário para se ter sucesso.

Essa experiência positiva do cliente com a empresa e com os seus serviços leva a um aumento da taxa de fidelização, trazendo melhores resultados para a corporação.

Para ser efetivo, esse tipo de estratégia deve ser implementada desde o primeiro contato com um possível cliente, que ainda vai passar por diferentes estágios da jornada de compras, até o relacionamento de pós-venda com a sua base de clientes.

Todas as estratégias de conversão são pensadas de uma maneira que o consumidor se sinta à vontade com a sua marca do primeiro ao último momento.

Entender e estudar o comportamento dos clientes, suas preferências, desejos, objetivos e dificuldades é fundamental para garantir impactos positivos. Seja para melhorar um serviço ou lançar um produto, o foco é sempre o cliente.

Vantagens de adotar um modelo de negócios baseado em pessoas

Colocar as pessoas no centro das corporações é algo que reflete diretamente na cultura organizacional. O fator humano é a maior riqueza de um negócio, e nisso incluímos tanto os consumidores e clientes, quanto os colaboradores.

Ao contemplar as necessidades de desenvolvimento profissional, qualidade de vida e valorização dos colaboradores, eles acabam por se tornar defensores da marca, atuando como verdadeiros porta-bandeiras da corporação.

Da mesma forma, ao oferecer a melhor experiência para os clientes, atendendo seus desejos de consumo e prezando por sua satisfação, as empresas acabam por criar uma base fidelizada que defendem os seus produtos e serviços, e acabam por divulgar a sua marca.

Outra vantagem desse tipo de estratégia é a expansão da cultura interna da empresa, que passa a ser vista como um modelo de negócio e uma referência no mercado, levando a própria marca a ser mais reconhecida.

Como a RadarFit pode ajudar o seu negócio?

Reavaliar a cultura organizacional de uma empresa não é tarefa fácil, muitas vezes os processos estão solidificados e até mesmo engessados.

Gestores que já estão acostumados com uma determinada forma de fazer as coisas podem se sentir confusos ou até mesmo perdidos em relação às mudanças.

Contudo, é bom lembrar que a cultura de uma empresa não precisa ser algo estático e imutável ao longo do tempo. Muito pelo contrário, é preciso dinamismo e flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado.

De acordo com uma pesquisa da Great Place To Work (GPTW), a qualidade de vida e os benefícios ofertados estão entre os maiores motivos que determinam a permanência, ou não, de um colaborador na empresa.

Aqui na RadarFit, nós possuímos a primeira e única plataforma de gamificação de hábitos saudáveis existente no mundo.

Isso significa uma visão de 360º sobre a saúde do colaborador, que terá acesso a missões de alimentação saudável, exercícios físicos, hidratação e saúde mental.

Essa é uma maneira bem simples de unir tecnologia e inovação a favor de seus colaboradores. Como explicamos antes, melhorar o clima organizacional interno traz vários benefícios.

Muitos de nossos clientes já reduziram a taxa de sinistralidade dos planos de saúde de suas equipes, sem falar na redução das taxas de estresse, enfermidades evitadas, aumento do engajamento dos colaboradores, aumento da taxa de satisfação entre outros benefícios.

Se você quiser ficar por dentro das maiores inovações tecnológicas da atualidade, solicite o contato com um de nossos assessores, teremos prazer em ajudá-lo.